fechar× Entre em contato 71 99914-5850

A PLACA CIMENTÍCIA E A SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS



As placas cimenticias estão cada vez mais sendo adotadas no Brasil como solução para uma construção sustentável, rápida e econômica. Além de trazer um resultado estético muito interessante.
Apesar do clima tropical do Brasil e do cimento, no passado, ser  considerado um elemento construtivo que gerava calor, a placa cimentícia vem ganhando espaço na construção civil , pois, se comparada com as construções convencionais, as placas cimenticias tornam a construção mais barata, trazem agilidade na execução da obra, possibilitam maior organização e limpeza no canteiro de obras  e reduzem a quantidade de  mão de obra utilizada  durante todas as fases da construção.
Um  mito que existia sobre a placa cimentícia era que ela não possuía um bom isolamento acústico. Outro problema já resolvido, pois, o mesmo material utilizado para fazer o isolamento acústico e térmico de drywall (a lã de vidro) pode ser utilizado  para o isolamento acústico e térmico de placas cimentícias.
Além do mais, o custo do metro quadrado da placa cimentícia ja instalada é mais barato do que o custo do metro quadrado uma obra convencional que utiliza tijolos e estrutura em concreto. O valor por metro quadrado acabado para ser entregue custa a partir de R$ 850,00/m² (incluindo fundações, estruturas, acabamentos de piso, forros e paredes, além da cobertura). Ressaltando que os materiais utilizados de padrão elevado de resistência e de qualidade estética.
O tempo gasto em uma obra que utiliza placa cimentícia para uma construcão tradicional diminui em consideravelmente, por exemplo, uma casa de 58,00 m² ( assita ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=e6j5TOLR8P4 )  feita em placa cimentícia leva em torno de 45 dias para ser construída. E tempo é dinheiro!
A reducão de tempo implica também em reducão de tempo de exposição ao risco do trabalhador durante a obra e, todo mundo sabe que, no Brasil, a construcao civil e um dos ramos de atividade que mais causa acidentes ao trabalhador.
Outras vantagens da placa cimentícia é que estas apresentam as mesmas condições de uma construção convencional no que se refere à resistência de materiais, segurança da estrutura e da edificação, além de possuir as mesmas garantias legais do pós-vendas.
 
No que diz respeito à sustentabilidade, o uso da placa cimenticia também  reduz o consumo de água utilizado em  uma obra, além de reduzir a quantidade de resíduos gastos no canteiro de obras.
A tecnologia de materiais vem evoluindo para que, cada vez mais, possamos fazer uso dos nossos recursos naturais, sem comprometer as futuras  geracões. Portanto, pesquisar e utilizar materiais que sejam sustentáveis, seja no processo de fabricacão destes materiais, durante a execução da obra e/ou durante a vida útil do edíficio só traz vantagens,ou seja:  É bom para o planeta e  bom para o homem!